Colegas do COF [Fórum não-Oficial]
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
avatar
Admin
Admin
Mensagens : 54
Data de inscrição : 20/05/2017
https://colegas-do-cof.directorioforuns.com

[Bate-papo] Que livro você está lendo? Empty [Bate-papo] Que livro você está lendo?

Seg Jun 05, 2023 10:05 pm
Fale pra gente, vamos interagir.

Eu acabei de terminar Memórias Póstuas de Brás Cubas, do Machado. É um livro muito bom, praticamente uma atualização do Cândido de Voltaire, somada à ciência da época. Machado pegou a tese de Lebniz, a teoria da mônada e da de vivermos no melhor mundo possível, e construiu uma ironia em cima, explicitamente revelada na figura do Quincas Borba. O Humanitismo de Quincas Borba é a mônada de Leibniz somada com a ideia da evolução das espécies de Darwin como o objetivo último de cada ser natural (teleologia que chama). Em resumo: a história é para mostrar uma visão de que nada tem sentido, e é uma tragédia de importância muito grande. Mas é preciso tomá-la não como a verdade em si mesma, mas como uma visão que precisa ser entendida e decodificada para permitir a volta a uma vida com sentido e, portanto, que não termine com um "saldo negativo" como o Brás.

Imlak, Igor, verussagabi, Matheus Henrique e freemo gostam desta mensagem

avatar
Igor
Olavette
Mensagens : 5
Data de inscrição : 06/06/2023

[Bate-papo] Que livro você está lendo? Empty Re: [Bate-papo] Que livro você está lendo?

Ter Jun 06, 2023 9:20 pm
Há uma aula do José Monir Nasser sobre as Memórias Póstumas, nesse link: https://www.youtube.com/watch?v=p8ZnLlyATOI&t=625s&pp=ygUYbmFzc2VyIG1lbcOzcmlhIHBvcnR1bmFz.

Admin, Imlak e freemo gostam desta mensagem

avatar
Matheus Henrique
Mensagens : 1
Data de inscrição : 14/06/2023

[Bate-papo] Que livro você está lendo? Empty Re: [Bate-papo] Que livro você está lendo?

Qua Jun 14, 2023 10:32 am
Li há alguns anos, mas como conheço pouquissimo sobre Leibniz fiquei por fora da parte filosófica. Minha leitura penetrou apenas a superfície de ironia das cenas sem chegar a conclusões mais gerais.
avatar
freemo
Mensagens : 1
Data de inscrição : 19/08/2023
Idade : 29

[Bate-papo] Que livro você está lendo? Empty Re: [Bate-papo] Que livro você está lendo?

Sáb Ago 19, 2023 1:01 pm
estou no meio do "A vida como ela é" do Nelson Rodrigues, O primeiro que eu peguei pra ler dele foi "A menina sem estrela" mas achei ele tão bom que decidir ler mais uma obra do mesmo
Conteúdo patrocinado

[Bate-papo] Que livro você está lendo? Empty Re: [Bate-papo] Que livro você está lendo?

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos